Aprendizagens e Vivências: Além dos Muros da Escola

Aprendizagens e Vivências: Além dos Muros da Escola

Gil Oliveira - Editora Appris

sinopse

Este livro traz uma série de reflexões desenvolvidas sobre as experiências do autor na sua vivência educacional como psicólogo escolar, consultor educacional, pesquisador acadêmico e professor de cursos de pós-graduação no Brasil, desde o início dos anos 1990, tanto como professor de escola pública, aluno da Psicologia e, mais tarde, profissional desta área. Ao longo de quase três décadas, Gil Oliveira percorreu mais de 350 cidades no Brasil, lecionando em cursos de pós-graduação na área educacional, ouvindo relatos e experiências de professores das mais variadas escolas e regiões. Essas experiências somaram-se à vivência clínica, avaliando alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem, entrevistando professores, analisando material didático e observando as características das situações de não aprendizagem, as influências das características das famílias, a didática das escolas, os métodos de ensino e sua eficácia, as políticas públicas e todos os fatores interferentes na cognição, à luz da Psicopedagogia e da Neuropsicologia. Com esta bagagem, Gil Oliveira (ainda usando seu nome completo, Gilmar de Oliveira) passou a escrever, em 2007, para o Jornal da Educação*, informativo de circulação mensal da região de Joinville, que ganhou o mundo com a veiculação do site próprio. Gil escreve até os dias atuais a coluna "Psicologia e Educação", chegando a mais de um milhão de leitores em centenas de ensaios, percorrendo países e sendo citado em trabalhos acadêmicos. Gil Oliveira traz a este livro uma compilação de 27 de seus textos, revisados e contextualizados (com uma crônica introdutória e elucidativa) à luz da Educação e da Psicologia no momento atual, sem se eximir de falhas, gafes, situações incômodas e até divertidas, com boas doses de ironia. Insistindo em não levar o mundo real para a sala de aula, esquecendo que a contextualização dos temas é que dá vida e sentido ao que se quer e se precisa, de fato, aprender, a escola perpetua desigualdades e gera distorções na forma do aluno entender e interagir no mundo. Assim, o livro mostra como a contextualização dos temas gera a criticidade e mudanças nas atitudes nos alunos (aprendizagem), essenciais na construção de um mundo melhor.

213 páginas

Acessar agora

Leia também em Estudos e Concursos