O brincar e a inclusão escolar da criança com Síndrome de Down

O brincar e a inclusão escolar da criança com Síndrome de Down

Camila Siqueira Cronemberger Freitas - Simplíssimo

sinopse

A interação social possui relevante influência no desenvolvimento das crianças sob todos os aspectos, sendo o brincar um das principais formas quando se trata de infância. Este é o tipo de interação mais lúdica, variando sua apresentação e representação de acordo com os aspectos culturais, sociais e cronológicos de cada sujeito. A escola regular de educação infantil favorece a interação de todos os tipos de alunos, na maioria das vezes utilizando-se do lúdico, por isso, apresenta-se como ambiente essencial para a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais, pois dessa forma possibilita que a criança estabeleça relacionamentos com as demais, passando a se beneficiar das trocas sociais, fato que irá auxiliar o seu processo de aprendizagem, tanto em relação aos conteúdos curriculares, quanto em relação à socialização. Interagir com crianças sem síndrome de Down, torna-se fundamental para o processo de aprendizagem daquela que apresenta a síndrome. O brincar, portanto, torna-se uma das estratégias possíveis para a efetivação da inclusão escolar desta criança na educação infantil, pois favorece o aumento de seu sentimento de pertença ao grupo, o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem, dentre outros fatores. Propomos como objetivo deste estudo investigar a relevância do brincar para o processo de inclusão escolar de crianças com síndrome de Down. Optamos pela pesquisa de natureza qualitativa, em especial, pelo estudo de caso, apresentando como sujeitos 04 (quatro) crianças com síndrome de Down incluídas nas escolas regulares de educação infantil de Teresina (PI) e seus respectivos professores. Identificamos, de maneira geral, que o brincar pode favorecer a inclusão escolar e a aceitação das crianças com síndrome de Down por seus pares sem a síndrome, no contexto da educação infantil. Para isto, é necessário que os educadores utilizem esta estratégia como forma de elevar, na criança incluída, o sentimento de pertença ao grupo.

150 páginas

Acessar agora

Leia também em Pedagogia

Adolescente Cristal

Adolescente Cristal

Ingrid Cañete

Michaelis Dicionário De Erros Comuns Do Inglês Para Falantes De Português – Corrija Seus Erros Antes Que Se Tornem Hábitos!

Michaelis Dicionário De Erros Comuns Do Inglês Para Falantes De Português – Corrija Seus Erros Antes Que Se Tornem Hábitos!

Mark G. Nash, Willians R. Ferreira

Michaelis Gramática Fácil – Para Falar E Escrever Bem

Michaelis Gramática Fácil – Para Falar E Escrever Bem

Clóvis Osvaldo Gregorim

Michaelis Dicionário De Phrasal Verbs Inglês-Português – Mais De 1.800 Phrasal Verbs!

Michaelis Dicionário De Phrasal Verbs Inglês-Português – Mais De 1.800 Phrasal Verbs!

Clóvis Osvaldo Gregorim, Mark G. Nash

Michaelis Dicionário De Gírias Inglês-Português – Mais De 2.000 Gírias Americanas, Inglesas, Australianas, Canadenses!

Michaelis Dicionário De Gírias Inglês-Português – Mais De 2.000 Gírias Americanas, Inglesas, Australianas, Canadenses!

Mark G. Nash, Willians Ramos Ferreira

Michaelis Português Fácil – Tira-Dúvidas De Redação

Michaelis Português Fácil – Tira-Dúvidas De Redação

Douglas Tufano

Desenho Na Educação Infantil

Desenho Na Educação Infantil

Rosa Iavelberg

Literatura Infantil

Literatura Infantil

José Nicolau Gregorin Filho

Histórias De Adoção: Os Pais

Histórias De Adoção: Os Pais

Solange Diuana,Ana Amélia Macedo

Uma Janela Para Os Pais

Uma Janela Para Os Pais

Ingrid Cañete

Guia Educação 36

Guia Educação 36

Garay, Ricardo

A Escravidão No Brasil

A Escravidão No Brasil

Joel Rufino dos Santos

Formação De Professores De Educação Física: Diálogos E Saberes

Formação De Professores De Educação Física: Diálogos E Saberes

Aloisio J. J. Monteiro, Amparo Villa Cupolillo (Org.)

Texto E Gramática – Uma Visão Integrada E Funcional Para A Leitura E A Escrita

Texto E Gramática – Uma Visão Integrada E Funcional Para A Leitura E A Escrita

Antônio Suárez Abreu

Pensamento Científico – A Natureza Da Ciência No Ensino Fundamental

Pensamento Científico – A Natureza Da Ciência No Ensino Fundamental

Nélio Bizzo

Histórias De Adoção: As Mães

Histórias De Adoção: As Mães

Solange Diuana,Ana Amélia Macedo

Cartografia

Cartografia

Fernanda Padovesi Fonseca, Jaime Oliva

Educação: Diálogos Do Cotidiano

Educação: Diálogos Do Cotidiano

Andrea Beremblum, Lia Maria Teixeira De Oliveira (Org.)

Adultos Índigo

Adultos Índigo

Ingrid Cañete

Leitura - Um Jogo De Estratégias

Leitura - Um Jogo De Estratégias

Beatriz Pacheco, Alexandra Mansur