Sou Surdo e Gosto de Música: A Musicalidade da Pessoa Surda na Perspectiva Histórico-Cultural

Sou Surdo e Gosto de Música: A Musicalidade da Pessoa Surda na Perspectiva Histórico-Cultural

Tatiane Ribeiro Morais de Paula e Patrícia Lima Martins Pederiva - Editora Appris

sinopse

Desde quando a pessoa surda se relaciona com o mundo sonoro? Elas vivenciam a musicalidade? Bem, essas são perguntas comuns e frequentes para quem não teve acesso a este texto, ao finalizar a leitura, você entenderá como tudo isso se torna possível. A experiência musical, para nós, acontece antes do nascimento, a partir das percepções ainda no útero materno. Elas são sentidas em nossa pele. O som do movimento do corpo é vivenciado de diversas formas e tudo isso faz parte do desenvolvimento da nossa musicalidade, isto é, da criação, da expressão e da interpretação musical do nosso ser. Assim, entendemos que a vivência da musicalidade acontece de modo multissensorial na unidade do funcionamento do organismo. Como base teórica para compreendermos a relação da pessoa surda com o mundo sonoro, nos apropriamos da teoria histórico-cultural de Vigotski. Ela nos permite perceber o indivíduo como ser de possibilidades, em que a pessoa surda apresenta um defeito biológico, mas só é vista como uma pessoa com deficiência em sua relação na sociedade. Este é um texto necessário para os corações e para as mentes de todo educador e educadora que tem a possibilidade de viver com a dessemelhança do outro, com sua singularidade, pois clarifica o entendimento de que a diferença entre os sujeitos educativos se situa no campo da diversidade de desenvolvimento humano.

141 páginas

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